Fisiatria | Unidor: Neurologia, Neurocirurgia e Neuropediatria em Taguatinga DF
852
page-template-default,page,page-id-852,qode-quick-links-1.0,ajax_fade,page_not_loaded,,qode_grid_1300,footer_responsive_adv,qode-theme-ver-11.0,qode-theme-bridge,wpb-js-composer js-comp-ver-5.1.1,vc_responsive
 

Afinal, o que é fisiatria? O que faz um fisiatra?

O médico fisiatria é especializado em oferecer qualidade de vida, pois seu objetivo é restaurar a funcionalidade física do paciente trazendo benefícios físicos, emocionais e sociais.A Fisiatria ou Medicina Física e Reabilitação, aborda a funcionalidade. É uma especialidade médica dedicada à prevenção, diagnóstico e tratamento, não cirúrgico, de distúrbios associados à deficiência física em geral. Os fisiatras abordam pacientes que necessitam de tratamento e reabilitação física, que possuem sequelas de patologias neurológicas, musculoesqueléticas, oncológicas e com dor crônica.

Doenças que muitas vezes incapacitam, podem ser revertidas ou abrandadas com o trabalho de excelência dos fisiatras. É um cuidado físico e emocional. Provavelmente é a especialidade médica que mais traga para o centro das atenções, a integração biopsicossocial (relativo a fatores biológicos, psicológicos e sociais).

Pré-agendamento de consulta

Nome
E-mail
Telefone
Especialidade
Período preferencial
O preenchimento e envio do formulário não é garantia de marcação de consulta. Em até 48 horas entraremos em contato para efetivar o agendamento dentro dos horários disponíveis junto à equipe médica.

A Fisiatria é a área da medicina responsável pelo tratamento de uma ampla variedade de doenças que podem resultar em qualquer grau de incapacidade, como lombalgias até lesões mais graves como sequelas de uma lesão medular ou acidente vascular cerebral. Fisiatras também fazem procedimentos que podem aperfeiçoar o tratamento de reabilitação, como as infiltrações, agulhamentos e bloqueios. Anti-inflamatórios, anestésicos e a toxina botulínica também podem ser usados durante o tratamento.

Qualquer um que apresente dores crônicas, doença incapacitante ou deficiência física, pode se valer dos benéficos tratamentos que a fisiatria oferece. As doenças mais frequentes que os fisiatras tratam são as sequelas neurológicas, dores na coluna, tendinites, bursites, artrose, osteoporose, síndromes miofasciais, fibromialgias, hérnia de disco, dores neuropáticas, fraturas, paralisia cerebral e amputações.

A fisiatria pode ser uma das especialidades médicas mais completas, pois além de focar no tratamento da dor, também tenta avaliar como esta dor impede o indivíduo de ter uma vida normal (como exercer suas atividades laborais, ou ser ativo).

AGULHAMENTO SECO E INATIVAÇÃO DE PONTOS GATILHOS

Agulhamento seco ou com anestésico como tratamento adjuvante de dor miofascial e cinesioterapia, com inativação de pontos gatilhos miofasciais.

 

BLOQUEIOS ANESTÉSICOS

Bloqueios de nervos periféricos como o nervo supraescapular para dores no ombro, bloqueios paraespinais para dores crônicas na região lombar ou sensibilização central.

 

MESOTERAPIA

A mesoterapia consiste na aplicação de medicamentos através de micro injecções múltiplas na zona a tratar, a uma profundidade de 2 a 13 mm, com doses mínimas de medicamentos.

 

TOXINA BOTULÍNICA

Aplicação de toxina botulínica (botox) no tratamento da espasticidade(rigidez nos músculos por AVC, TCE, Paralisia cerebral, Lesão medular,e outros), distonias (distúrbios do movimento), sialorréia (excesso de saliva), trismo (rigidez dos músculos da mastigação), e dor crônica.